domingo, 1 de março de 2009

Oscar 2009

A empolgação já passou (uma semana de atraso, né?), então o post vai ser sem graça, mas vamos lá.


Que fazer no Carnaval quando você não gosta de Carnaval? Assistir desfile das escolas de samba e o bonequinhos de Olinda na TV? Nãão. Dormir? Ehr, também, mas... este ano apareceu um programa diferente: acompanhar o oscar!
Não é a primeira vez que assisto a transmissão, claro. Mas os cinemas da minha cidade sofrem o pequeno mal de nunca exibirem os filmes favoritos antes da cerimônia, então sempre bóio nas indicações. Este ano resolvi chutar o pau da barraca e fui atrás dos filmes, vi tudo o que pude e procurei bancar a pseudo-crítica analisar, escolher favoritos. Resultado? Foi bem divertido e empolgante. Discuti (nisso meu novo brinquedinho ajudou bastante), vibrei e me chateei feito uma torcedora de futebol. É nóis todo ano agora. '-'

Por causa do Carnaval a Globo não exibiu a cerimônia. E por causa do Carnaval eu pude ver na TNT, já que estava em Floriano e tem sky na casa da vovó (há). Como até quem não viu já deve saber, este ano tudo mudou: saem os comediantes e suas piadas engraçadzZzZ, entra Hugh Jackman e muitos números musicais. Eu sou suspeita pra falar porque AMO musicais, mas a apresentação inicial, tirando sarro da crise e dos principais filmes, foi muito bem sacada. Por outro lado, misturar os indicados a canção original (ainda mais quando duas músicas são parecidas) confundiu um pouco, sou mais como era antigamente.
Eles também foram bem didáticos este ano, o que eu achei legal. Nem todo mundo entende direito o que um diretor de fotografia faz, né? O modo como os prêmios foram apresentados, com cenários, leitura de trechos dos roteiros, ganhadores nas categorias de ator/atriz falando sobre os indicados... tão dinâmico e moderninho, né? Vi gente comparando com os prêmios da MTV, mas não posso concordar ou discordar simplesmente porque nunca assisti um. :p


Minha ordem de melhor filme era:
1. Frost/Nixon: Roteiros mais sóbrios sempre se dão melhor. E este é do tipo eletrizante, que te prende a atenção. Os personagens são profundos, você se apega. Não me conformo que não tenha levado nada.

2. Slumdog Millionaire (me recuso a chamar o filme de "Quem quer ser um Milionário", pqp nomezinho idiota): Tem carisma, emociona, te faz acreditar num mundo melhor (lol) e ter vergonha alheia da novela das 8. Lindo visual, linda trilha, ótimos personagens, direção maravilhosa (adorei Danny Boyle ter levado a estatueta). Mas a semelhança com Cidade de Deus o fez perder uns pontinhos comigo.

3. O Curioso Caso de Benjamin Button: Menosprezado por todo mundo e tido como o mais fraco dentre os indicados, só (só?) porque é o blockbuster do momento, com muito dinheiro e pesada campanha de marketing por trás. Ah, por favor, sorte do diretor, que conseguiu quem bancasse uma bela história. Pra mim mereceu sim estar lá.

4. Milk - A Voz da Igualdade: O filme é bom, mas depois de me impressionar com o trailer, desapontei um pouco (isso porque esperava uma direção surpreendente, embora já tivessem me alertado que o Gus Van Sant havia fugido ao próprio estilo aqui). Sean Penn está bom, mas meu favorito era Frank Langella e seu intrigante Richard Nixon (embora eu soubesse que ele não tinha chance). Acho que foi mais implicância pessoal mesmo.

5. O Leitor: O filme podia mudar seu nome para Hanna Schmitz, tamanha a fascinação que a personagem exerce sobre a gente. Méritos a Kate Winslet, e oscar perfeito para ele. Já a indicação a melhor filme foi um exagero: perto dos outros, este é convencional demais.

No fim, Slumdog ganhou, merecido. Além disso, faturou diversos outros prêmios, entre eles o de canção original com Jai Ho (musiquinha viciante e que transmite bem o clima do filme). O campeão de indicações, Benjamin Button, também levou (claro), mas na parte técnica. Igualmente merecidos.

Outros pontos altos da noite:
- O oscar de Heath Ledger e a família emocionada (;___;);
- O Ben Stiller zoando a maluquice do Joaquin Phoenix;
- A cara de psicopata do Cedrico Robert Edward-Cullen-Crepúsculo-who;
- O belo discurso do Dustin Lance Black (embora eu tenha ficado fula por Wall-E não ter levado o prêmio de roteiro original. Milk não merecia, desde quando roteiro biográfico é original?);
- A homenagem a diversos estilos, até alguns meio dezprezados como comédia e ação;
- Tina Fey, Reese Witherspoon e Will Smith, porque gosto deles (:D);
- Penélope Cruz como melhor atriz coadjuvante. Eee \o/;
- Wall-E como filme de animação. Marmelada eee \o/;
- O elenco feliz de Slumdog Millionaire;
- O vestido da Miley Cyrus


Alguém mimsplica o que é isso?

17 comentários:

Lígia disse...

A Miley Cyrus podia pegar esse vestido 'lindo' e se mandar pra Índia.

E não gosto muito da Reese Whisterpoon, azar o meu.

Mas, sobre a cerimônia, eu também achei ótima. O Hugh Jackman foi maravilhoso como apresentador.

[A verdade é que eu tô comentando isso porque não assisti aos filmes e não tenho ideia se os prêmios - ou a falta deles - foram merecidos ou não].

Jorge André disse...

tive que concordar com meu irmão que frost/nixon tinha alguns furos no roteiro. tipo, coisas que deveriam ter sido, senão reveladas - pra não tirar o clima de suspense - pelo menos mais bem explicadas, como a hora em que ele vai visitar uma fonte - salvo engano foi isso, sou péssimo pra lembrar algumas cenas de filmes XD. Mas, ainda assim, gostei muito do filme, foi meu segundo em preferência, injustiça não ter levado nada.

Slumdog me ganhou já nos primeiros 10 minutos de filme. Alguns acharam meio sessão da tarde, eu discordei, mas depois até achei bom. sinal que a sessão da tarde não precisa passar só filmes de cachorros motherfuckers e bobagens afins, pode também ter uma história mais real e igualmente emocionante.

O Curioso foi o mais fraquinho dos 5, pra mim. Brad Pitt breve como sempre, e inerte. O filme passa rápido, mas não conseguiu deixar aqueeela marca inesquecível em mim. O fato de ser pop nem pesou pra eu achar ele o menos digno de ganhar o oscar de melhor filme, porque slumdog tava tão pop quanto, dizem os rivais.

Milk nem vi, passo.

O Leitor é bom, mas não sei porque, não achei que tivesse cara de Oscar. Kate Winslet, no entanto, arrasou. Mereceu o prêmio.

Vou ficar só no comentário dos filmes, porque esse testo já deve estar maior que o post. malzaê!

Lay disse...

Lara toda c´ritica de cinema! Que chique!
E esse vestido da Miley??? Jesus!
Ps. tbm amei o lance do Ben!
;D

Vera disse...

Eu queria muito ter visto a transmissão da entrega do Oscar.
Infelizmente, não tenho tv a cabo. E os canais da tv aberta só exibiam Carnaval (afe!).
Adoro o Hugh Jackman... e até hoje não acredito que o perdi... saco!
Quero ver O Curioso Caso de Benjamin Button [tenho uma amiga que bem antes do filme, fez um conto sobre uma menina que nasce velhinha e vai rejuvenescendo com o passar dos anos]. E quero mais ainda ver Milk. Na revista piauí deste mês há uma matéria maravilhosa sobre o filme.

No mais, seu Blog é show.

Abraço.

Anônimo disse...

Os críticos de moda Lara, gostaram do vestido da Miley. Pelo menos alguns críticos. Era uma espécie de "bolo" com camadas, bem indicado para a idade dela apesar da pesada maquiagem que a deixou um pouco envelhecida.
Quanto ao Rob ele só tem aquela cara e faz muito sucesso entre a garotada fã de Crepúsculo.

Lara disse...

Bem, EU achei que ficou parecendo umas escamas de peixe espalhafatosas, e as "alças" a deixaram 20 anos mais velha. Como diria minha amiga Rosa, "azar o deles". :P

Cássia Sousa disse...

Eu concordo contigo em alguns pontos e outros não, Lara. A gente até já conversou sobre isso. E, pensando bem, acho que quem deveria ter ganho o Oscar de melhor filme é o Benjamin Button. Ele é o que está mais pro padrão do Oscar. Enquanto cinema, eu acho fraco e não é porque seja pop, mas porque repete fórmulas que já foram estafantemente aplicadas em diversos filmes. O Slumdog Millionaire, além de lembrar muito Cidade de Deus, também não trás muitas novidades e, a meu ver, não se apresenta como um filme inteligente. Antes O Leitor(que é um romance com pano de fundo nazi) do que ele. Milk e Frost/Nixon eram os melhores enquanto cinema. Não trouxeram grandes novidades enquanto modelos, mas são filmes com roteiros inteligentes e boas atuações(principalmente por causa de ambas as direções seguras).

Cássia Sousa disse...

traz* ¬¬ Lindo erro de grafia. Podem me matar.

Elven disse...

Nem vi, mas, quem liga????
To atrasada mesmo!!!XD

Elven disse...

E, uai, tu sumiu...u.u

Anônimo disse...

music gavin rossdale yahoo music promotions careers des moines ia
music in the park concord california amazon kindle commercial music psychology of background music in stores watchmen film trailer music
sheet music chopin fantasie

Anônimo disse...

spiegl music publications music to raise your vibration
quotes on music and marijuana panamore music music used in new rte boom music
kanoe sing music

Anônimo disse...

What is accutane ipledge program of 2006 or alcohol and accutane and illinois accutane attorney?
You can Buy Accutane Online in canada and usa cheap now.
A arizona accutane centre workers comp legal.

Anônimo disse...

Hello there, just became aware of your blog through Google, and found
that it is truly informative. I am gonna watch out for brussels.

I will appreciate if you continue this in future.
Numerous people will be benefited from your writing.
Cheers!

my blog perdre du poids

Anônimo disse...

great post, very informative. I ponder why the opposite
specialists of this sector do not notice this. You should
continue your writing. I'm confident, you have a huge readers' base
already!

My homepage ... website

Anônimo disse...

pet insurance With just a few clicks online, you can now search for companies that offer the most affordable and extensive dog insurance policies. Some insurers limit the payouts overall for pre-existing conditions, or new insurers may not pay out at all if you switch providers.

Anônimo disse...

I go to see daily some websites and blogs to read content, however this webpage
gives quality based content.

Here is my web site :: live roulette