domingo, 1 de março de 2009

Oscar 2009

A empolgação já passou (uma semana de atraso, né?), então o post vai ser sem graça, mas vamos lá.


Que fazer no Carnaval quando você não gosta de Carnaval? Assistir desfile das escolas de samba e o bonequinhos de Olinda na TV? Nãão. Dormir? Ehr, também, mas... este ano apareceu um programa diferente: acompanhar o oscar!
Não é a primeira vez que assisto a transmissão, claro. Mas os cinemas da minha cidade sofrem o pequeno mal de nunca exibirem os filmes favoritos antes da cerimônia, então sempre bóio nas indicações. Este ano resolvi chutar o pau da barraca e fui atrás dos filmes, vi tudo o que pude e procurei bancar a pseudo-crítica analisar, escolher favoritos. Resultado? Foi bem divertido e empolgante. Discuti (nisso meu novo brinquedinho ajudou bastante), vibrei e me chateei feito uma torcedora de futebol. É nóis todo ano agora. '-'

Por causa do Carnaval a Globo não exibiu a cerimônia. E por causa do Carnaval eu pude ver na TNT, já que estava em Floriano e tem sky na casa da vovó (há). Como até quem não viu já deve saber, este ano tudo mudou: saem os comediantes e suas piadas engraçadzZzZ, entra Hugh Jackman e muitos números musicais. Eu sou suspeita pra falar porque AMO musicais, mas a apresentação inicial, tirando sarro da crise e dos principais filmes, foi muito bem sacada. Por outro lado, misturar os indicados a canção original (ainda mais quando duas músicas são parecidas) confundiu um pouco, sou mais como era antigamente.
Eles também foram bem didáticos este ano, o que eu achei legal. Nem todo mundo entende direito o que um diretor de fotografia faz, né? O modo como os prêmios foram apresentados, com cenários, leitura de trechos dos roteiros, ganhadores nas categorias de ator/atriz falando sobre os indicados... tão dinâmico e moderninho, né? Vi gente comparando com os prêmios da MTV, mas não posso concordar ou discordar simplesmente porque nunca assisti um. :p


Minha ordem de melhor filme era:
1. Frost/Nixon: Roteiros mais sóbrios sempre se dão melhor. E este é do tipo eletrizante, que te prende a atenção. Os personagens são profundos, você se apega. Não me conformo que não tenha levado nada.

2. Slumdog Millionaire (me recuso a chamar o filme de "Quem quer ser um Milionário", pqp nomezinho idiota): Tem carisma, emociona, te faz acreditar num mundo melhor (lol) e ter vergonha alheia da novela das 8. Lindo visual, linda trilha, ótimos personagens, direção maravilhosa (adorei Danny Boyle ter levado a estatueta). Mas a semelhança com Cidade de Deus o fez perder uns pontinhos comigo.

3. O Curioso Caso de Benjamin Button: Menosprezado por todo mundo e tido como o mais fraco dentre os indicados, só (só?) porque é o blockbuster do momento, com muito dinheiro e pesada campanha de marketing por trás. Ah, por favor, sorte do diretor, que conseguiu quem bancasse uma bela história. Pra mim mereceu sim estar lá.

4. Milk - A Voz da Igualdade: O filme é bom, mas depois de me impressionar com o trailer, desapontei um pouco (isso porque esperava uma direção surpreendente, embora já tivessem me alertado que o Gus Van Sant havia fugido ao próprio estilo aqui). Sean Penn está bom, mas meu favorito era Frank Langella e seu intrigante Richard Nixon (embora eu soubesse que ele não tinha chance). Acho que foi mais implicância pessoal mesmo.

5. O Leitor: O filme podia mudar seu nome para Hanna Schmitz, tamanha a fascinação que a personagem exerce sobre a gente. Méritos a Kate Winslet, e oscar perfeito para ele. Já a indicação a melhor filme foi um exagero: perto dos outros, este é convencional demais.

No fim, Slumdog ganhou, merecido. Além disso, faturou diversos outros prêmios, entre eles o de canção original com Jai Ho (musiquinha viciante e que transmite bem o clima do filme). O campeão de indicações, Benjamin Button, também levou (claro), mas na parte técnica. Igualmente merecidos.

Outros pontos altos da noite:
- O oscar de Heath Ledger e a família emocionada (;___;);
- O Ben Stiller zoando a maluquice do Joaquin Phoenix;
- A cara de psicopata do Cedrico Robert Edward-Cullen-Crepúsculo-who;
- O belo discurso do Dustin Lance Black (embora eu tenha ficado fula por Wall-E não ter levado o prêmio de roteiro original. Milk não merecia, desde quando roteiro biográfico é original?);
- A homenagem a diversos estilos, até alguns meio dezprezados como comédia e ação;
- Tina Fey, Reese Witherspoon e Will Smith, porque gosto deles (:D);
- Penélope Cruz como melhor atriz coadjuvante. Eee \o/;
- Wall-E como filme de animação. Marmelada eee \o/;
- O elenco feliz de Slumdog Millionaire;
- O vestido da Miley Cyrus


Alguém mimsplica o que é isso?

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

MP10

- ... e aí que fulano, ciclano e beltrana foram assaltados na porta da faculdade.
- O:
- Um cara se fez de flanelinha e aproveitou na hora de cobrar. Levou um MP10, 3 celulares e uns 50 reais.
- ...
- Acho que só não levaram o carro porque dava muito na vista.
- ... pera.
- ?
- Existe um MP10?


UM-EME-PÊ-DEZ



Sim, ele existe.



O que um MP10 faz? Sapateia, leva o cãozinho pra passear? Ah, eu não vou dizer, consultem o novo pai dos burros. Quando chegarmos ao MP200, ele será capaz de fazer previsões amorosas baseadas no tarot e astrologia... se bem que por celular já faz isso, é só mandar um sms com o seu signo para a Mãe Dinah.
Ah, essa tecnologia.



PS: EU JURO QUE VOLTAREI A ATUALIZAR O BLOG! Me arranjem assunto. u_u